Sérgio J. Matos palestra sobre os reflexos da brasilidade no design


Nesta quarta-feira, 25 de outubro, o designer mato-grossense Sérgio J. Matos estará, a convite da Persol Persianas, na Mostra Elite Design para compartilhar suas vivências sobre o design e a identidade da cultura brasileira. A conversa ocorre às 18h e terá como tema “A fusão do design com o artesanato”. O evento faz parte da programação do Persol Trends, que tem como objetivo mostrar de perto as tendências da arquitetura e da decoração. Matos é designer de produto pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e, desde 2010, tem seu estúdio na cidade paraibana.

Os produtos de mobiliário e decoração produzidos pelo designer têm como característica a representação da cultura brasileira. A estética de cada produção contém narrativas ligadas à paisagem, à cultura mestiça, ao burburinho das feiras livres, às celebrações populares e aos ritos do brasileiro. Mesas, cadeiras e luminárias abrigam o traço da regionalidade do profissional. O trabalho atual do convidado chama-se Descubra o Brasil Original. As peças, feitas à mão por artesãos amazonenses de comunidades indígenas e ribeirinhas de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Manaus e Tefé, carregam o maior patrimônio do Brasil, a sua identidade.

Sobre o designer
Sérgio J. Matos é designer de produto pela Universidade Federal de Campina Grande. O designer é reconhecido nacional e internacionalmente e recebeu prêmios como Design Excellence Brazil (Poltrona Balaio, Banco Xique-xique e Pufe Carambola, em 2011); if Product Design Award (Pufe Carambola, Alemanha, em 2012) e Be Open (2014) pelo desempenho criativo do estúdio.

Sobre a Persol
A Persol Persianas é patrocinadora oficial da Mostra Elite Design. Os principais lançamentos da empresa e as tendências em decoração estão presentes em 31 dos 50 ambientes da mostra. Há 24 anos no mercado, a Persol é uma das montadoras líderes no segmento no Brasil. Com cinco fábricas nos estados do Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Caxias do Sul), Santa Catarina, São Paulo e Bahia, possui a linha de montagem e distribuição 100% brasileiras, além de uma ampla rede de revendas em todo o território nacional. Dessa forma, a Persol produz mensalmente mais de dez mil peças.