Zanini de Zanine + DPOT + América = DW 2017

Poltrona Serfa Plus será apresentada no dia 
10 de agosto. Foto: Studio Zanini
O designer Zanini de Zanine lança a poltrona Serfa Plus durante a Design Weekend de São Paulo 2017 (DW). A peça, feita com madeira tauari, filete em metal e couro, será apresentada em uma grande instalação no jardim da DPOT a partir das 16h do dia 10 de agosto.

Lançamento da Poltrona Helena está marcado 
para dia 11. Foto: Studio Zanini
A poltrona, criada por Zanini em 2015, foi revisitada e conta agora com três graduações no encosto e uma banqueta para apoio dos pés. A peça é resultado de uma fusão do trabalho de Sergio Rodrigues, exaltado pela identificação com a cultura brasileira e indígena, e de Ricardo Fasanello, descrito por Zanini como atemporal e elegante, e cujo trabalho é fortemente lembrado pela mistura de couro, metal e madeira.

O Studio Zanini e a América Móveis apresentam a poltrona Helena no dia 11 de agosto, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, local que reúne as principais lojas de decoração do país. O mobiliário integra a linha Zina, cujas peças têm tons neutros que reúnem um mix de materiais contrastantes como o aço carbono, tecido de linho e madeira maciça, imprimindo personalidade, visual urbano e estética industrial. O lançamento será realizado a partir das 14h na Dimlux.

Agenda:
08/08:
Participação na exibição do documentário “Zanine: ser do arquitetar” na Bienal do Ibirapuera, das 11h às 13h.

Às 18h terá sessão de autógrafos do livro Zanini de Zanine Edições Limitadas na Boom SP Design, na Fundação Bienal de São Paulo.

09/08:
Lançamento da coleção Folhas, assinada pelo designer, acontece às 17h de quarta-feira, dia 9 de agosto, na Scatto Lampadário (alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1909). Pendente, abajur e arandela de inox com acabamento de pintura metalizada dourada integram a coleção.

10/08:
O designer lança a poltrona Serfa Plus com uma grande instalação no jardim da DPOT a partir das 16h.

11/08:
O Studio Zanini e a América Móveis apresentam a poltrona Helena, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, local que reúne as principais lojas de decoração do país. O lançamento será realizado a partir das 14h na Dimlux.

Às 11h ele participa do talk “Vozes do design e da arquitetura”, na Herança Cultural. A discussão sobre a relação entre a arte contemporânea e o design brasileiro ocorre juntamente com o arquiteto Artur Casas, com a mediação da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Maria Cecília Loschiavo.


Sobre o Designer:
Zanini de Zanine nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e cresceu observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai. Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanine criou em 2011 o Studio Zanini.

Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. Entre as premiações internacionais, destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award. O artista possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art.