A ARTE GAÚCHA INVADE A VILLA SERGIO BERTTI, EM GRAMADO


Os principais nomes da arte gaúcha vão subir a Serra para ocupar o mais novo espaço dedicado exclusivamente à cultura no Rio Grande do Sul. No dia 1º de novembro, será inaugurada a Galeria da Villa, com a exposição "Mestres Históricos da Arte Gaúcha", que apresentará 31 obras assinadas por ícones como Aldo Locatelli, Libindo Ferraz, Pedro Weingärtner, Leopoldo Gotuzzo, Iberê Camargo, Francisco Stockinger, Vasco Prado, Oscar Crusius, Ado Malagoli e outros.

Aldo Locatelli - "Francisco Stockinger"
O acervo de pinturas, esculturas, relevos e desenhos pertence à Sala de Arte de Porto Alegre, comandada pelo marchand Jorge Karam. “É uma homenagem da Villa Sergio Bertti para um homem que há quase 35 anos se dedica a promover e divulgar a produção artística do Estado”, afirma o curador da mostra, Cézar Prestes. Ele explica que a Galeria está sendo criada para suprir a necessidade de um espaço cultural profissionalizado na Serra.

Para Karam, trata-se de mais um convite para visitar um dos grandes centros turísticos do Rio Grande do Sul: “A nova galeria oferece uma oportunidade única de conhecer o melhor da nossa arte. Nesta exposição, decidimos enfatizar artistas que aqui nasceram, como Iberê Camargo e Leopoldo Gotuzzo, ou que aqui viveram, como o italiano Aldo Locatelli e o austríaco naturalizado brasileiro Francisco Stockinger”.

Leopoldo Gotuzzo - "Flores"
Libindo Ferraz - "Paisagem"
Diretor comercial da Sergio Bertti, empresa gramadense especializada na produção de móveis e responsável pelo espaço, Cristiano Berti explica que a Galeria ocupará um ambiente charmoso e sofisticado, de 100 m², no complexo da Villa Sergio Bertti, onde ocorre, a cada dois anos, uma mostra de arquitetura, decoração e design. “Queremos incentivar moradores e turistas a se familiarizarem com a história da nossa arte”, aponta Cristiano.

Esta primeira exposição ficará no local até 30 de novembro, e as obras estarão disponíveis para comercialização. A programação de 2015 ainda está em fase de planejamento e promete surpreender.

O evento:
O quê: Inauguração da Galeria da Villa, com a exposição "Mestres Históricos da Arte Gaúcha"
Onde: Villa Sergio Bertti – Av. Borges de Medeiros, 4.840 – Gramado (RS)
Quando: 1º de novembro, às 16h

A exposição:
O quê: Exposição "Mestres Históricos da Arte Gaúcha", na Galeria da Villa
Período: de 1º a 30 de novembro
Local: Villa Sergio Bertti – Av. Borges de Medeiros, 4.840 – Gramado (RS)
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h15min e das 13h30min às 17h30min. Sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10h às 17h