INSTALAÇÃO DE HENRIQUE OLIVEIRA NO MAC USP


O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, até 30 de novembro, a instalação Henrique Oliveira. Transarquitetônica. Reconhecido internacionalmente por criações que despertam as mais distintas sensações nos visitantes, o artista Henrique Oliveira propõe uma discussão poética sobre a história da arquitetura, do racionalismo das últimas décadas aos abrigos e cavernas do passado, vencendo o desafio de ocupar os 1,6 mil m² do edifício com forte marca da escultura moderna de Oscar Niemeyer.

Instalação no MAC USP
Serpenteando a série de colunas desenhadas pelo arquiteto, como que desviando de obstáculos, a Transarquitetônica não se configura como um espaço de travessia, mas como um percurso com múltiplas possibilidades que termina onde começou. É um trabalho de arquitetura que reúne escultura e pintura, oferecendo estímulos diversos que o visitante recebe ao percorrer o trabalho.

Interior dos túneis
Obra de Henrique Oliveira
A estrutura serpenteia o espaço
Para Tadeu Chiarelli, curador da exposição e diretor do MAC USP, “Transarquitetônica recupera a dimensão narrativa presente em alguns (poucos) trabalhos anteriores de Henrique Oliveira e, numa proporção que busca o épico, repropõe a fusão entre as mais diversas modalidades artísticas.”

Visual aéreo
Serviço:
Henrique Oliveira. Transarquitetônica
Período: até 30 de novembro
Horário: terças-feiras, das 10h às 21h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h
Local: MAC USP Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, São Paulo
Entrada gratuita

Fotos: divulgação