Carlos Vergara | Bolsa de Arte de Porto Alegre

Carlos Vergara | Sem Título 2016


Carlos Vergara abre nesta terça-feira, 27 de março,na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, exposição individual que inclui pinturas e esculturas. “Trata-se de uma afirmação da pintura como procedimento, mesmo quando inclui monotipia ou outra forma de registro de imagem, mas sempre buscando um acontecimento único e novo”, diz Vergara. As cerca de 20 obras seguem em exibição até o dia 12 de maio.
A natureza aparece em todo o percurso das obras de Vergara. Se serve como pretexto, serve também muitas vezes como matéria-prima, e está presente já na composição dos materiais empregados pelo artista. É o que acontece, por exemplo, com algumas das monotipias de Vergara, nas quais usa pigmentos naturais mesclados com industriais. Ao longo da exposição, a ideia é que o espectador busque novos caminhos para o ato de olhar. 
Desde o fim dos anos 1980, Vergara emprega pigmentos naturais e minérios, com os quais produz a base para trabalhos em superfícies diversas. Em 1997, o artista realizou a série Monotipias do Pantanal, na qual transferiu para a tela texturas de pedras ou folhas, entre outros procedimentos.
“Vários podem ser os pretextos [para a elaboração das obras], como um canto de paisagem esquecido, escondido, uma implosão, um telhado visto por baixo, algo que possa estruturar uma ação sobre o suporte, na busca de um novo tipo de beleza, inédita. Um trabalho construído para se ver pensando”, afirma Vergara.
·    Bolsa de Arte
    Rua Visconde do Rio Branco, 365

    Segunda a Sexta-feira das 10:00h às 19:00h
Sábados, das 10h00 às 13h30