Tons metálicos ditam lançamentos de Ronald Sasson na IDA

Banco Gart de Ronald Sasson. Foto de Claudio Fonseca
O designer Ronald Sasson apresenta na IDA três novas peças, na Marina da Glória. As poltronas Maas e NIN e o banco Gart são exibidos de 14 a 17 de setembro, durante a ArtRio 2017, um dos principais eventos de arte da América Latina. Os itens em exposição, apoiada pela Breton, são resultado de uma busca do designer em responder a pergunta: “Qual minha importância em minha era?". Ronald criou dois mobiliários baseados na arquitetura expressionista alemã e uma orgânica de ponta a ponta. “Usei três tons metálicos de meu tempo: prata, cobre e ouro”, explica o designer.
As obras vigorosas de traços limpos e precisos do arquiteto alemão Erich Mendelsohn, pesquisadas pelo designer brasileiro, foram inspiração para esse projeto. O “fracionamento elegante”, que igualmente caracteriza os trabalhos do arquiteto, está presente no banco Gart, que faz referência à cidade de Stuttgart, e na poltrona Mass, cujo nome é uma homenagem à esposa de Mendelsohn, a violoncelista Luise Maas. Ambas as peças são produzidas pela Sergio Bertti em edições limitadas de dez itens cada modelo.
Já a poltrona NIN homenageia a pensadora e escritora francesa Anaïs Nin. “Me identifico com suas ideias quando busco um significado que tanto me aflige em meu trabalho sobre o legado que quero deixar”, conta. Os sete exemplares são feitos em inox, produzidos pela Mekal com primor industrial, porém com o DNA de arte.



Poltrona NIN de Ronald Sasson.
 Foto de Claudio Fonseca
Poltrona Mass do designer Ronald Sasson.
Foto de Claudio Fonseca

























Depoimentos:
Segundo Cristiano Bertti, a fábrica está engajada no design arte, para o desenvolvimento de itens com muito detalhe e materiais nobres. “A parceria de quase dez anos com o Ronald explora todo o nosso potencial e é sempre um desafio produzir com um alto nível de acabamento. O resultado são peças incríveis que vão encantar na ArtRio”, acredita Bertti.

Já para Christian Kadow, da Mekal, essa parceria busca desmistificar o uso do aço inox ao trazer leveza estética. “O Ronald é um dos principais designers da atualidade, com um traço elegante e muito conhecimento técnico, o que nos fez atingir nosso objetivo nesse projeto de edições limitadas que é trazer um desafio técnico para nossa equipe”, conta.