Poética Orgânica por Hugo França


Todo protagonismo das formas orgânicas estará estampado nas obras de Hugo França, especialmente desenvolvidas para a Poética Orgânica, sua mostra individual na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, abre nesta terça-feira, 31 de Maio de 2016. O artista gaúcho volta ao espaço dedicado às artes plásticas na capital do Rio Grande do Sul, três anos depois da primeira exposição no local.
 
Serão 12 esculturas nas quais Hugo França busca aguçar a percepção poética das pessoas, propondo que cada um descubra uma funcionalidade, ou não, entre as formas esculpidas em resíduos de madeiras como Pequi, Oiticica e Baraúna, conquistadas com o mínimo possível de interferência. “Minha proposta é ressignificar as formas, mostrar o valor das peças que, aparentemente, não possuem funcionalidade, e que tudo depende da visão de cada um”, explica Hugo França.
 
O artista é conhecido por suas esculturas mobiliárias de natureza monumental. Sua obra figura entre as mais conceituadas do design contemporâneo nacional, além de fazer sucesso também no exterior. Adepto do respeito à natureza, propõe o aproveitamento de resíduos florestais e urbanos. O ponto de partida é seu olhar sensível para as árvores, principais fontes de inspiração e matéria-prima, mais precisamente as do Pequi, centenárias e em extinção.
 
Atualmente, suas obras também podem ser encontradas no Parque Ibirapuera (SP), no Largo do Arouche (SP), Largo da Batata (SP), Parque Burle Marx (SP), em Inhotim (MG) e em outros países, como Canadá, onde possui peças que estão expostas em parques e praças, dentro da edição 2014-2016 da Bienal de Vancouver - mostra dedicada à arte pública.
 
Serviço
O que: Poética Orgânica por Hugo França
Quando: 31 de maio a 2 de julho de 2016.
Onde: Galeria Bolsa de Arte– Rua Visconde do Rio Branco, 365 – Porto Alegre/RS.