15 anos de carreira de Zanini de Zanine expostos no Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta, de 09 de dezembro de 2017 a 18 de fevereiro de 2018, uma exposição das peças de Zanini de Zanine em comemoração aos 15 anos de carreira do premiado designer. A mostra irá exibirr cerca de 40 criações com grande significado na carreira de Zanini, assim como três itens de mobiliário inéditos - Poltrona Marmo, Poltrona Meka e Banco V, esse último que ficará no acervo permanente do museu. O coquetel de abertura da mostra será no dia 9 de dezembro para convidados.
“Essa é uma grande oportunidade de aproximar o grande público do design nacional. As peças foram selecionadas pelos diferentes processos e linguagens que usei nesses anos, o que permite mostrar o conjunto de erros e acertos do período”, garante o designer. Para o curador da exposição, Tulio Mariante, Zanine desenvolveu um estilo contemporâneo, em um universo de experimentação e pesquisa que se movimenta entre o design e a arte. “Apesar de sua predileção pela madeira, ele experimentou um universo de formas e materiais: alumínio, plástico injetado, aço inox, latão, vidro, entre outros. O resultado é um olhar inquieto e único, que o consolidou como um designer inovador e original”, avalia.

Filho do consagrado arquiteto, moveleiro, o designer e escultor José Zanine Caldas, Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e, atualmente, ocupa lugar de destaque no mercado nacional e internacional. Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios nacionais do segmento, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. São 23 reconhecimentos somando com as premiações internacionais, com destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award. Zanine possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art. Além disso, assinou peças de marcas renomadas como a francesa Tolix, as italianas Cappellini, Slamp e Poltrona Frau, e a americana Espasso.