Pandorgando

Foto Nádia Raupp Meucci
A produtora cultural, Nádia Raupp Meucci, está literalmente flanando, pois sua Flâneur – Espaço Arte e Foto está completando 30 anos de atividade cultural na capital, e para comemorar, expõe a nova exposição de Vitório Gheno, batizada pelo artista plástico gaúcho de “PANDORGANDO”. 

Foto Nádia Raupp Meucci
A nova série de óleo sobre tela exibida, ou em cada uma das telas, apresentam acontecimentos simultâneos, sobrepostos ou contíguos, que movimentam o olhar, criando um fluxo narrativo. As pandorgas ficam voluntariamente explicitadas à dimensão artesanal da pintura do artista, não apenas pela colocação da tinta, mas pelo uso do desenho, uma geometria manual. O traço de Vitorio traz frescor, a simples capacidade de acreditar, de poder constituir, em uma única forma ou em um único desenho, todos os elementos e cores do imaginário de um poeta dos pinceis.

Foto Nádia Raupp Meucci
“Eu sou dono dos meus pincéis e eles se mexem de acordo com os meus pulsos que são comandados pela minha criatividade que está dentro de mim: isto é a minha criação. Entretanto, o quê você enxerga na tela, é você quem decide: a sua interpretação, sempre será sua”, afirma Vitório Gheno.

Foto Nádia Raupp Meucci
A exposição inclui, além da nova e inédita série “PANDORGANDO”, um acervo de obras desenvolvidas pelo artista na última década, ou seja, uma oportunidade única para quem aprecia as criações de Gheno. Como já é tradição nas exposições realizadas na Flâneur – Espaço Arte e Foto, parte do lucro das obras vendidas durante a exposição, será doada para o Natal do Instituto Providência – Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Foto Nádia Raupp Meucci
E as novidades não param por aqui, Nádia Raupp Meucci está finalizando a pesquisa do próximo livro sobre a produção mais recente de Vitório Gheno nesta última década. Parceiros em torno de um trabalho que os inspira desde 1995, observando o mundo a partir de suas próprias óticas, ele na arte e ela na fotografia. Dois verdadeiros inquietos, que se expressam de diferentes formas, mas sempre em busca da mesma liberdade de expressão. O primeiro livro Gheno Artista Plástico lançado em 2006 sobre as obras do artista também é de autoria da produtora.


O QUE: Pandorgando por Vitório Gheno
QUANDO: Visitação – até 8 de dezembro das 13 às 19 horas
ONDE:  Flaneur – Espaço de Arte e Foto - Av. Benjamin Constant, 1023 – São João – Porto Alegre RS