EXPOSIÇÕES INAUGURADAS NO INSTITUTO INHOTIM (MG)


O Instituto Inhotim, complexo museológico localizado em Brumadinho (MG), apresenta novas obras assinadas por artistas do Leste Europeu, da Ásia e dos Estados Unidos.

O pintor norte-americano Carroll Dunham ganhou uma galeria permanente no local, com o ciclo de pinturas Garden (2008), composto por cinco telas que refletem as impressões do artista sobre o Inhotim. Elas foram colocadas em diferentes ambientes de uma casinha caiçara, construção remanescente da fazenda onde fica o instituto.

Pintura da série Garden, de Carroll Dunham. Foto: David Regen/Divulgação
A Galeria Lago, um dos quatro espaços para exposições temporárias, recebe trabalhos de três artistas. A romena Geta Brătescu ganha uma grande mostra individual de sua produção, com trabalhos que datam de 1986 a 2013, intitulada O jardim e outros mitos.

Dominik Lang, da República Tcheca, apresenta Sleeping City (2011), uma instalação composta por esculturas de bronze criadas pelo pai do artista. Em meio a estruturas de ferro e madeira, as peças adquirem novos significados.

Sleeping City, de Dominik Lang
Já do filipino David Medalla, foi selecionada a obra Cloud-Gates (1965/2013), da série Bubble Machines – esculturas cinéticas formadas por espuma e criadas pelo artista pela primeira vez na década de 1960.