Zanini de Zanine vence VII Prêmio Casa Claudia

O reconhecimento foi feito pela criação da poltrona Serfa. Foto: Studio Zanini

Zanini de Zanine venceu o Prêmio Casa Claudia 2017 na categoria Design de Mobiliários, inédita nesta edição, com a poltrona Serfa. A peça tem como inspiração a cultura brasileira e indígena, que marcou a obra do designer Sergio Rodrigues, e lembra as linhas atemporais e elegantes de Ricardo Fasanello, cujo trabalho é lembrado pela mistura de couro, metal e madeira. A premiação ocorreu na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, em São Paulo. O designer recebeu o troféu assinado pelo arquiteto, urbanista e artista plástico Ruy Ohtake. 

O Prêmio Casa Claudia busca reconhecer a criatividade e a inovação dos melhores projetos de decoração, design e paisagismo realizados no País. Em sua sétima edição, foram premiados profissionais em 12 categorias. 

A poltrona Serfa já foi exposta no Philadelphia Museum Of Art. Atualmente, é vendida em diversos estados do Brasil e no exterior na galeria Espasso com unidades em New York, Miami, Los Angeles e Londres. 

Sobre Zanini de Zanine:

Zanini de Zanine nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e cresceu observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai. Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanine criou em 2011 o Studio Zanini. 

Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. Entre as premiações internacionais, destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award. O artista possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art.