Zanini de Zanine no Philadelphia Museum Of Art

Foto João Gaudenzi
O jovem designer brasileiro Zanini de Zanine está mostrando o seu trabalho juntamente com os designers Oki Sato do Japão e Faye Toogood da Inglaterra, na exposição Design Currents que acontece até 12 de março de 2017 no Philadelphia Museum Of Art.

Zanini foi um dos designers escolhidos, por estar revolucionando o design ao empregar materiais que utilizam técnicas industriais e artesanais, criando móveis e objetos funcionais com qualidade emocional, traçando novos caminhos para móveis e objetos desenhados por ele. Ao explorar esse conjunto do design flexível, de competência, dinâmica empresarial, origens culturais e sustentabilidade, sempre presentes em seu trabalho de criação. São ao total, 18 peças produzidas ao longo de sua carreira entre as selecionadas na Espasso de Carlos Junqueira estão: Poltrona Serfa, Luminaria Flora, Poltrona Quadri, Castiçal Escoras, Banco Disco, Poltrona Moeda, Poltrona Moeda Berger, Cavalinho Gioco, Poltrona Trez, Banco Prisma, Cadeira Face, Banco Bigorna, Poltrona Espasso, Saleiro e Pimenteiro, Poltrona Tiss, Banco Jacaranda, Banco Puxado, Poltrona Nanda, entre outros croquis.

Foto André Nazareth
Os curadores da Collab criaram esta exposição para instigar ligações entre contexto e criatividade em design e fabricação. Ao dedicar uma seção para cada estúdio, separado, mas visualmente conectado uns aos outros, eles visam transmitir a linguagem formal e visual de cada designer, Zanini de Zanine do Rio de Janeiro, Brasil que habilmente utiliza materiais e técnicas artesanais e industriais para criar peças funcionais profundamente expressivas e sustentáveis. Oki Sato de Tokyo e Faye Toogood de Londres. Ainda na exposição serão incluidos materiais de arquivo como croquis que demosntrem o processo criativo ao lado de cada peça, explorando o processo e cultura de cada traço, atestando as habilidades, passando pelo artesanato, o conhecimento do material, e da contribuição que estes designers mobilizam em suas práticas com o uso inovador de materiais e sustentabilidade. Todos os três designers são representados por peças produzidas ao longo de suas carreiras

Foto Studio Zanini
O projeto Design Currents é parte de uma série contínua de exposições iniciadas pela Collab em 1986, um grupo de amigos que apóia o design moderno e contemporâneo, do Philadelphia Museum of Art. Este ano o grupo Collab irá agraciou os três dos mais inovadores designers jovens da atualidade, Zanine que escreve o próximo capítulo do modernismo brasileiro com um olho afiado para a sustentabilidade, Sato que brinca de retrabalhar formas e tradições japonesas e Toogood que homenageia a história da Grã-Bretanha. Com o seu Design Excellence: Prêmio New Generation, o grupo tem como premissa que este prêmio homenageie estes jovens talentos, com menos de 40 anos de idade, mas que demostram em suas trajetorias, excelência na qualidade e na originalidade de seus trabalhos.

“O New Generation destaca a inovação recente. Estes designers são unidos pelo mesmo interesse em geometria, experimentação de materiais e processos, que diferenciam seus trabalhos do desenho produzido em massa”, diz Colin Fanning, curador adjunto do museu.
Zanini de Zanine | (nascido em 1978) Filho do designer modernista brasileiro José Zanine Caldas (1918-2001), formado em design industrial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Baseando-se no uso pioneiro do pai de matérias primas bruto para o design moderno.  Zanini homenageia a rica herança de quando o modernismo brasileiro abordava as necessidades contemporâneas, formas e materiais. Rompendo com estrito vocabulário do passado, com uma abordagem ambiental mais ampla levou-o para reposicionar o uso de materiais reciclados, repensar o atelier moderno, e reduzir a complexidade dos processos de fabricação. @zaninidezanine

Oki Sato | (nascido em 1977), fundador do estúdio de design japonês Nendo, nascido em Toronto, cresceu em Tóquio, onde obteve seu mestrado de Arquitetura da Universidade de Waseda em 2002. Ele fundou Nendo depois de uma viagem inspiradora para o Milan Furniture Fair no mesmo ano. Através de uma combinação de observação e imaginação, Sato acredita nas minúcias da vida cotidiana e vê o design como um meio de incorporar humor e surpresa nas rotinas diárias. Como resultado, as peças de Sato, embora minimalista em forma, encarnam uma qualidade comunicativa quase complexa. Se reimaginar processos artesanais tradicionais ou a explorar novas tecnologias, o seu trabalho revela uma jovialidade e alegria na fabricação de design.

Faye Toogood | (nascida em 1977) A estilista britânica atua nas intersecções de móveis, moda e práticas de instalação, o acoplamento vivo de amor, de experimentação, com um olhar para a materialidade do processo. Acadêmica em história e teoria da arte fina da universidade de Bristol, Toogood inspira-se em  ambas as formas históricas e contemporâneas, discurso artístico em suas obras escultóricas. Ela concebe muitos de seus projetos como parte do maior "assemblages", permitindo que os objetos individuais para participar dentro de um quadro conceptual e espacial mais amplo. Os assemblages e as peças provocativas falam com o poder da narrativa dentro da profissão do design.

Sobre o Grupo Collab
O grupo Collab é dedicado a enriquecer a coleção de design moderno e contemporâneo
do Philadelphia Museum of Art e torná-la acessível ao público através de exposições e programações especiais. O grupo está entre os mais importantes do país, com mais de 2500 peças que vão desde o mobiliário, cerâmica, vidro, papel de parede, iluminação e outros objetos funcionais. Os curadores do grupo Collab: Bob Aibel, Sarah Archer, Lisa Brown, Lisa Benn Costigan, Jedd Davis, Rosemarie Fabien, Roberta Gruber, Kathy Hiesinger, Chessia Kelley, Jason Lempieri, Lisa Roberts, Vesna Todorovic Sacks, Michael Shannon, Caroline Tiger e Eileen Tognini

Patrocinadores e Apoiadores
A Collab Design Excellence: New Generation Award Gala é generosamente patrocinado pela Morgan Stanley. A exposição de Design Currents só é possível pelo incentivo de Lisa S. Roberts e David Seltzer, com apoio adicional fornecido pela Collab.
Os serviços de transporte das peças foram fornecidos pela Espasso e Friedman Benda.
O Concurso Design Estudante Collab é generosamente apoiado por Pobre Charitable Trust Richard e Publicis mídia Saúde. O After Party é patrocinado pela Millésimé.

Serviço
O Que: Exposição Design Currents: Oki Sato, Faye Toogood, Zanini de Zanine
Onde: Philadelphia Museum Of Art
Exposição: 19 de novembro de 2016 à 12 de março de 2017
Site: Philamuseum.org