Salone del Mobile de Milão Mistura Luxo e Tecnologia

"Não apenas uma feira - um evento global que tem, ao longo dos anos, tornado-se uma plataforma para a pesquisa." Foi assim que Carlo Calenda, vice-ministro do desenvolvimento econômico da Itália, apresentou a 55ª edição do Salone del Mobile, o evento imperdível para os setores de design e mobiliário que acontece de 12 a 17 de abril de 2016. Este ano o Brasil estará em evidência com o nosso desenho espalhado por diversas zonas de Milão.
VITRA
.
Este será o Salone mais diversificado, com uma vasta gama de empresas e mais de 160 países representados. O Salone ocupará 150.000 metros quadrados da Fiera di Milano de 12 a 17 de abril, com 1.300 expositores, 70 por cento deles vindos de fora da Itália e divididos em duas categorias: clássico e design. Uma terceira categoria será acrescentada no Pavilhão 3: "X-Lux", onde marcas de luxo como Borbonese, Fendi, Ferrè, Paul Mathieu, Roberto Cavalli, Ungaro e Versace, Aston Martin, Ritz, e Tonino Lamborghini mostrarão as suas interpretações de design.
PAVIHÃO EUROCUCINA

A feira apresentará ainda a bienal EuroCucina e seu evento paralelo, a FTK, Technology for the Kitchen, Tecnologia para a Cozinha, nos Pavilhões 9-11 e 13-15. Também incluídas estarão a Exposição Internacional de Banheiros, nos Pavilhões 22-24, e a 19ª edição da SaloneSatellite, com 650 designers abraçando o tema "Novos Materiais, Novo Design."
Na cidade de Milão, o distrito de design Porta Nuova - Brera está hospedando um evento diretamente ligado ao Salone: ​​"Space & Interiors", uma exposição de superfícies, pisos, portas e acabamentos para interiores com curadoria da Migliore + SERVETTO. 
MONTAGEM DA 21ª TRIENNALE
A Triennale di Milano apresentará "Quartos. Conceitos Novos para a Vida", de 2 abril a 12 setembro, composto por uma série de quartos, cada um projetado por um arquiteto italiano diferente, com o objetivo de combinar a ideia da casa com as necessidades emocionais, tecnológicas e logísticas do presente e do futuro. Os 11 arquitetos que participam são Umberto Riva, Alessandro Mendini, Lazzarini Pickering, Manolo De Giorgi, Marta Laudani e Marco Romanelli, Andrea Anastasio, Fabio Novembre, Duilio Forte, Elisabetta Terragni, Carlo Ratti, e Francesco Librizzi.
DE BEERS POR RONALD SASSON 
O Sindmóveis Bento Gonçalves/RS terá dois estandes de 50 metros quadrados no Salão Internacional do Móvel de Milão. Essa é a primeira participação da entidade na feira e tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto Raiz, braço do Projeto Orchestra Brasil que promove as exportações do serviço do designer brasileiro. O espaço no Projeto Raiz, localizado no pavilhão 12, terá produtos assinados de estúdios de design: Bruno Faucz e Ronald Sasson pela MACTalents e Estudio Bola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Juliana Llussá, Marta Manente, Paulo Alves, Ronald Sasson e Sérgio Fahrer. 
O Brazil S/A, principal evento brasileiro de design, arquitetura, decoração e artesanato, chega a sua sétima edição, que será realizada em Milão. Pelo segundo ano consecutivo, a exposição acontece na tradicional Università Degli Studi di Milano (Universidade de Milão), em uma área exclusiva de 600 m², e contando com um Lounge VIP assinado pelo Piuarch, um dos principais escritórios de arquitetura da Itália, criado em 1996; prêmio Architetto Italiano 2013Nesta edição, o evento traz as influências inerentes de um país multicultural que respira criatividade, transita do artesanato à alta tecnologia, tem ilhas de excelência reconhecidas internacionalmente, mas é ainda pouco divulgado em sua plenitude. Para o lounge, o Piuarch decidiu homenagear o modernismo brasileiro e o célebre edifício Copan, de Niemeyer, que festeja 50 anos de história.
O tema “brasilidade para todos” objetiva transmitir o significado do que é ser brasileiro através da criatividade dos designers, desde profissionais consagrados até jovens talentos com diferentes olhares para a inovação, praticidade, simplicidade e luxo. “Queremos focar a apresentação dos produtos como uma janela aberta para o mundo brasileiro, proporcionando assim, não apenas o acesso e exposição do design, mas também da nossa cultura”, explica o fundador do Brazil S/A, José Roberto Moreira do Valle.
Foram selecionados cerca de 40 profissionais brasileiros, entre designers e arquitetos: Andrea Zanocchi & Carolina Starke (Zanocchi e Starke), Bruna Kim e Daniel Faria (Cavilha Design), Niccolò Adolini e Daniel Simonini (Adolini e Simonini), Adriana Fortunato, Aciole Felix (Studio Aciole Felix), Alê Jordão, Andrea Macruz (Nolii), Andrea Bandoni, Ângelo Duvoisin, Arthur Casas (Studio Arthur Casas), Bruno Faucz, Claudia Spina, Carol Gay, Dimitrih Correa, Diogo Tomazzi, Mariana Bettig e Roberto Hercowitz (Em2 Design), Fabíola Bergamo, Flavio Borsato e Mauricio Lamosa (estudiobola), Camila Fix e Flavia Pagotti Silva (Fixtti), Henrique Steyer (Albus), Ines Schertel (Slow Design), Jader Almeida, Leandro Garcia (Leandro Garcia Arquitetura e Design), Lorena Genovez, Marina Ricardo (Maric Design), Noemi Saga (Nomina Design), Olavo Machado Neto (Cucampre), Paola Crosso, Rejane Carvalho Leite (Rejane Carvalho Leite Studio Design), Renata Meirelles, Ricardo Graham, Rona Carapana (Carapana Design), Ronald Scliar Sasson, Roberta Rampazzo (Roberta Rampazzo Design), Sergio Matos, Sisha Kesin e Samantha Andreola Colognese, que integrarão a exposição 100% Brasil. Nesta edição, o público poderá conferir também as marcas de cerâmica e porcelanato vencedoras do prêmio Best In Show, promovido pela ExpoRevestir.